Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Saudadessssss

Oie Gente!

Mais uma semaninha aqui....e estamos "vencendo"....
Esse post será curto mas cheio de carinho....
Embora estejamos na fase de "começar a se adaptar", e ao invés de chorar N vezes por dia, chorar apenas algumas horas (srsrs), a saudade só aperta neh...
Então, hoje escrevo para dizer que amo muito minha mana (Gleyssara) e meus pais (Seu Zema e Celestina). Saudades d+ de vocês!!!
Além disso, saudades dos meus amigos e parentes que ficaram por ai....
É bem verdade que eu me encontro com alguns de vocês, com uma frequencia muito menor do que o tempo que vou ficar aqui....mas por algum motivo, essa distância toda a que estamos torna tudo diferente
Espero que estejam todos bem!
Amos vocês!
Fiquem com Deus.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Compras para o Inverno

Oie Gente!
Hoje, Ismae e eu fomos ao WaltMart comprar roupas de frio.....
Estou me descobrindo uma pessoa compulsiva por compras aqui em NY...tudo "parece" tão barato, se vc só pensa em dolar....que dá vontade de levar tudo....mas o pouco dinheiro que eu tenho me lembra que não posso fazer isso :)
Conseguimos comprar casacos, calças, luvas, toucas e no meu caso umas "blusinhas" :D. Ainda falta o calçado e uma roupa tipo "segunda pele", que eles dizem ser térmica.
Eu não sei o que está por vir, só sei que quando me identifico como brasileira as pessoas dizem "Você vai sofrer com o inverno" (Oh meu Deus!)
Para fechar a noite bem, eu e a minha "compulsividade" nos fez perder o último ônibus de volta para casa e tivemos que vir "by foot"....
Não foi "ruim" de tudo. O WaltMart fica na mesma avenida onde moro, foi uma caminhada de aproximados 20/30 minutos, em um friozinho gelado (e eu tive a oportunidade de estreiar minhas luvas e touca "rosa" - claro). Além disso, já queimei as calorias do próximo Donut que eu possa vir a comer (srsrs)
Bom, vou dormir....
Fui!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Virando noites em NY - estudando...claro!

Pois eh,
Não importa o país, estudante é estudante, em qualquer lugar....e isso não é diferente quando o assunto é virar a noite....
Mas nãoooo pense que é um "virar a noite" na badalada noite de New York City. Para começo de conversa estou a uns 100 km de lá :(
Na verdade, o virar a noite de hoje é graças a reunião que tenho daqui a pouco (mais precisamente meio dia).
Então, guardem isso com vc´s....onde vc´s estiverem...."virar a noite estudando", faz parte do programa ;)
Vou ali cochilar....rsrsr
Fui

terça-feira, 4 de outubro de 2011

1º Aula de Inglês a gente não esquece!

Ei Gente!
Ontem, Isma e eu fizemos nossa primeira aula de inglês no RPI.
Não sei se comentei, mas lá existe um esquema de aula de comunicação oral e cultura americana para alunos internacionais.
De cara o Isma realizou um sonho neh, na turma só tem Chines (rsrsrsrs) e um indiano, se não me engano, então ele terá oportunidade de aprender Inglês e Chines ao mesmo tempo :D, e conviver com essas pessoas que ele diz tanto adorar (rsrs)
A aula foi bacana e acho que vamos aprender muito.
Na aula de ontem, me lembrei da minha professora de Inglês no Brasil, a Luciana, isso porque a primeira aula foi sobre a "importância do stress" no inglês (rsrsrrs)
Bom, vamos que vamos....entre chineses e indianos, vamos aprender d+ :) (Se Deus quiser!)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Planos para o feriado em New York City (NYC)

Gente, na próxima segunda, dia 10/10 é feriado aqui nos USA.
Isma e eu estamos planejando dar um "pulinho" em NYC, de onibus fica à um pouco menos de 3 horas.
Como o lugar mais longe onde tinhamos ido na vida foi em Porto Seguro, estávamos perdidássos, porque para mim a única coisa que tinha de interssante lá era a Estátua da Liberdade (ohh ignorância, neh!?)....Mas graças a Deus temos amigos e internet....
Algumas pessoas nos enviaram seus programas de viagens e uns blogs muito bons....
Ontem, começamos a planejar nossa ida lá e os pontos que gostaríamos de visitar. Ainda estamos em fase de planejamento, mas acho que vai dar certinho!!!!
Então, vamos que vamos, que agora tenho que ir trabalhar!
Fui

Isma na cozinha!

No último domingo, 02/10, Isma foi o responsável pela janta!!
O Burger King passou então a ter menos dois frequentadores....o Sanduíche do Isma é melhor que qualquer BK Steak....
Só teve um pequeno problema, o detector de fumação apitou umas N vezes....Acredito que por pouco os vizinhos não chamaram os bombeiros....
Depois dessa ficou combinado que eu cozinho e Isma lava....(pronto!!)
Mas o sanduba teve bom!

domingo, 2 de outubro de 2011

Uiiiiii - Prévia do Frio

Nusso Deus
Hoje a "natureza" nos pregou uma peça
Estávamos aqui no maior calor (de tanto arrumar casa), quando saímos para lavar roupa quase congelamos....
Tava muito frio.....muito mesmo....
Não estava nevando :( mas o vento estava congelante
Será que é uma prévia?
Se sim, estou enrolada :(

Reunião para Apresentação do Projeto

Ei Gente, 
Na última quarta feira (28/09), tivemos nossa primeira reunião "oficial" com o nosso orientador, onde apresentamos nossas propostas de projeto.

Quanto a mim, a boa notícia é que ele parece ter entendido meu "inglês" (rsrsrs) e, consequentemente, a minha proposta. Além disso, se mostrou bem "satisfeito" com nossa idéia :)
Outra "boa notícia" é que entramos em contato com o pessoal do ALAC (The Advising & Learning Assistance Center), eles oferecem um curso de comunicação oral para estudantes internacionais. Eles se compadeceram da nossa causa e, na próxima semana, além de tudo que já temos que fazer, Isma e eu vamos começar a fazer aulas de inglês aqui :)
Bjinhos
FUi

Meu nome é norte americano :)

Finalmente...
Quando perguntarem: "de onde vem seu nome"?
Vou dizer: "É norte americano" (rsrsrs)
Encontrei um lugar onde "GLIVIA", não parece "Olivia", "Livia", "gLivia", ou outras variações que já ouvi por ai....
Simplemente "Glivia" :) - todo mundo acerta de primeira!

Agora Ismael, parece um nome de outro mundo "Isxxx + Smile" (rsrsrs)

Chegamos Bem!!!


Resumo
Nossa viagem foi tranquila, seja no voo ou na parte de imigração, já temos casa, depois de jantar (1ª dia) e almoçar (2º dia) no subway já consegui comprar alface e frango (rsrsr), tomadas para o padrão "Brasileiro de ser" e internet já estão sendo adaptadas e acho que a partir de terça feira (porque segunda temos alguns pedências burocraticas para resolver) as coisas começam a se acertar (isso quer dizer - voltamos a trabalhar, aff). Bjs para vc´s e fiquem com Deus :)

Detalhes
O Voo foi tranquilo, graças ao bom Deus e para a minha integridade fisica neh, pq eu tava morrendo de medo :). Quando chegamos a imigração, o oficial que me entrevistou era ótimo e super educado. Perguntou se eu estava de férias. Quase falei para ele: "Oh dó, até quando parecer lazer, a gente ta trabalhando jovem", mas.... fiquei quieta.
O Voo de Laguardia para Albany atrasou, mas no fim, deu tudo certo...
Chegamos aqui e eu parecia alguém que vai a Minas querendo ver BH e acaba chegando em Ouro Preto (i.e., eu, querendo conhecer a cidade de Nova York e chegando a Troy). Tudo tranquilo, ninguem na rua, as casas todas iguais, mas gostei do que vi. 
Ao contrário do que esperava, todo mundo que "tentou" falar comigo (rsrsr) foi super simpático e esforçado (pq parece ter entendido meu "nada belo inglês") - teve até gente falando que nosso inglês era bom (kakakaka - educados mesmo neh!?). Diz o Ismael q eles devem estar impressionados em como somos "polidos" (em tudo que vamos falar usamos, could you "isso"...., could you "aquilo"...., aí eles ficam impressionados mesmo kkkk)
Mas o fato é que estamos tentando falar o máximo que podemos....tem horas que é dificil entender sabe, tem horas que não dá para entender nada mesmo, mas estamos no 1ª dia neh, acho que vamos sobreviver....
Ahhh, é importante ressaltar que meus vestidos já fizeram sucesso em Troy (kakakak). Duas senhoras e 3 senhoritas, nos supermercados que eu fui, disseram que adoraram meu vestido (sai de lá me achando neh!!!!)

Bom, no mais, quanto ao que vim fazer aqui mesmo, ainda num tenho muitas novidades. Não encontramos com o professor ainda, porque estamos em um processo de resolver coisas burocráticas, mas semana que vem tudo se acerta e o trabalho virá aos montes

Quanto a compras, Nova York City, KFC, Café da manhã com ovos mexidos e baicon entre outras coisas, só posso dizer que fazem parte do meu plano (clarooooooooooooooo, mas nem de longe deu para planejar "como" fazer essas coisas), até o momento só foi possível comer Donnuts (kakakak). A boa noticia é que tem uma academia no campus "free" para os alunos (graças a Deus)

Bom, é isso, tenho que ir pq como disse, as coisas ainda estão escassas
Até mais
Fiquem com Deus

O Começo Real - Obtenção do Visto J1 para USA

Vamos começar esse blog falando da parte mais tensa de viajar para os Estados Unidos. O processo para obtenção de Visto.
Compartilhamos essa situação com vocês, porque muitas são as dúvidas e "mitos" em relação a essa etapa da viagem. Lembre-se: No caso do visto J-1 (e acho que para os outros também), você pode fazer isso sem um despachante, só precisa ser PACIENTE, cauteloso  e não "mentir" (isso te complica em qualquer lugar do mundo, principalmente nesta situação :)
Aqui vou falar do J1, ok? Porque é o unico visto que tenho até agora (rsrsrs)
Bom, vamos começar com a premissa de que você já foi a Polícia Federal e emitiu seu passaporte. Isto porque só é possivel agendar uma entrevista de visto se tiver o seu número de passaporte. Além disso, no caso do visto J-1, é preciso ter o DS-2019 (Formulário enviado pela instituição em que você fará seu intercâmbio)
Com seu passaporte e DS-2019 em mãos, o prmeiro é pagar uma taxa de 38,00 reais para agendar sua entrevista. Uma vez paga, você tem acesso a várias "regalias" (rsrsr) como, ligar para o serviço de auto atendimento do consulado americano, visualizar as datas disponíveis para agendamento, etc etc....

É importante lembrar que as datas "reais" para agendar uma entrevista só aparecem quando você se registra no sistema. Além disso, dependendo da sua situação, é possível agendar uma entrevista de emergência. Ahhhh outra coisa, você não precisam agendar a entrevista e preencher o DS-160 (oh temido formulário, rsrs) no mesmo dia. O DS-160 deve ser preenchido em até 10 dias antes da sua entrevista ;)
Bem, pagou a taxa!? Prepare-se para preencher formulários e mais formulários :)
Ainda no agendamento, serão solicitados dados como: nome, nº passaporte, data de nascimento, nº de segurança (também conhecido como CAPTCHA rsrs), nada que você não tenha :). Agora, é importante saber que, primeiro, se você tem um sobrenome composto como o meu "Rodrigues Barbosa", isso é uma chatisse....e então já no inicio do processo assuma seu sobrenome como o "ultimo nome" ou o "nome composto" e siga assim o resto da vida durante tudo que for fazer na sua viagem. Eu assumi "Rodrigues Barbosa", porque no passaporte estava assim e deu tudo certo.
Além disso, na hora de escolher uma data da entrevista, você deve informar o local onde pretende realizá-la (vá em SP em último caso, ok!? Depois explico porque) e o tipo de visto que vai tirar (no nosso caso J-1). Feito isso, o sistema disponibilizará para você as datas disponíveis para uma entrevista. Escolha a sua e seja feliz!!!
Éh chegada a hora de preencher o DS-160. Esse formulário não é exatamente o "monstro" que geralmente  a gente escuta falar por ai. Porém é preciso ficar atento, pois seu preenchimento é demorado (mais de uma hora) e um pouco cansativo. Para essa etapa você vai precisar de uma foto no formato 5 x 7 digitalizada (atual e com fundo branco). No caso do J1, novamente, tenha em mãos seus Passaporte e o DS-2019. Além disso, procure saber informações sobre o lugar onde vai morar (ou onde poderá ser facilmente encontrado - exemplo: endereço da escola - , quem vai financiar sua viagem, quanto tempo vai permanecer no local, etc etc...(normalmente, esses dados estão no DS2019).
Vai ai uma informação importante, MULHERES, o nosso formulário é composto por uns 2 ou 3 campos A MENOS do que o formulário dos Homens. Quando preenchi meu formulário, Ismael já havia preenchido o dele e eu naquela mania de "revisar" tudo, fui comparar nossos formulários. Gente, quase pirei quando vi que no formulário do Isma perguntava: quais linguas ele falava, informações complementares sobre a formação dele, e no meu, nada!
Até a ficha cair de que eles não me permitiram submeter o formulário com campos sem preenchimento, eu chorei, xinguei, tentei gerar outra aplicação de visto e "mudei de sexo (i.e., gênero) - rsrsrs - só ai eu notei que haviam campos para o "gênero masculino" que não se aplicavam para o "feminino". Então, mocinhas, não se assustem....somos menos "investigadas" do que os homens nesse processo :)
Bem, no DS160, você deve fornecer, basicamente, informações pessoais, endereço e passaporte. Quando perguntarem sobre o "National Identification Number", pode surgir a dúvida, RG ou CPF !? Pode fornecer seu CPF. Em seguida, eles solicitam informações sobre a viagem, o tipo do visto (no nosso caso J1), a data que vc "tem a intenção" de chegar (por isso não se preocupe em ser preciso, seja apenas coerente), o tempo que pretende ficar no país, endereço onde você vai viver nos USA, quem vai financiar sua viagem e os dados do seu "patrocinador". Além disso, eles querem saber se você já esteve nos USA antes, se já tem/teve visto.
Você será questionado sobre uma pessoa de contato nos USA. No caso do estudante (J1), informe, por exemplo, a pessoa da escola que está te ajudando a organizar a documentação da viagem.
Passada esse grupo de questões, eles solicitam os dados dos seus pais (nome e se vivem ou já viveram nos USA) e não satisfeitos, eles querem saber se você tem algum parente morando nos USA. Em seguida, você será questionado sobre seu trabalho e formação acadêmica (creio eu que esta é uma parte importante e decisiva no formulário :). Prepare-se para perguntas do tipo: Onde estudou/trabalhou, endereço do local, telefone, nome do seu supervisor (no caso de emprego) - você precisa saber o nome e sobrenome dele, data de entrada e de saída. No caso dos homens tem umas perguntas "extras" (mas nada demais).
A melhor parte do formulário começa agora. Existe uma série de perguntas relacioandas a "segurança". Dado que você não é um terrorista, cuide para marcar "No", em todas as opções (rsrsrs).
Finalmente, você será "convidado" a fornecer o nome, endereço e telefone de duas referencias no Brasil e, no  caso do solicitante do J1, deverão ser informados os números do SEVIS e do programa de intercâmbio (ambos podem ser obtidos no DS-2019)
Ufa! Aproximadamente 1 hora depois, você vai levar mais meia hora para conferir tudo e pronto!!!! Seu DS160 está preenchido :) e pronto para ser submetido.
Faça isso....e tire um peso das suas costas :)
Mas lembre-se, ainda não acabou......ainda tem a entrevistaaaaaa e para isto, o solicitante do J-1 deve pagar também a Taxa SEVIS (180,00 dolares). Essa taxa pode ser paga pela internet, para isso, tenha um cartão internacional ou um amigo que tenha (que foi o meu caso ;). Outra taxa que deve ser paga (a qualquer solicitante, independente do tipo de visto) é a Taxa Consular. Essa custa 140,00 Dolares e só pode ser paga em uma agência do CiteBank. Essas taxas devem ser pagas o quanto antes e no pior caso 5 dias antes da sua entrevista!
Então bora pagar taxa gente....
POis eh, todas as taxas pagas, formulários preenchidos, é chegada a hora de se preparar para a entrevista. Separe e leve com você os seguinte documentos:

  • Passaporte 
  • Comprovante do Agendamento 
  • Confirmação do formulário DS-160 com código de barra; 
  •  Os recibos do Citibank de pagamento da taxa de solicitação de visto; 
  •  DS-2019 (para vistos J) válidos, preenchido e assinado; 
  •  Recibo do SEVIS / I-901
  • Carta Convite da Escola
  • Fotos 5 x 7 recente (tirada nos últimos seis meses)  com fundo branco; 
  •  Carteira de identidade original
  •  Comprovante de residência 
  • Comprovantes de Vinculo com o Brasil (Renda, Bens e Escola)
    • Carteira de trabalho 
    •  Título de Eleitor
    • Comprovante de votação das duas ultimas eleições 
    • Carteira de Identidade e CPF
    • Certidão de casamento/nascimento 
    • Atestado de Bons Antecedentes
    • Certificado de Alistamento Militar 
    • Comprovante de Matricula
    • Comprovantes de Renda e Declaração de Bens (do estudante ou dos pais) - Imposto de Renda, Contra-Cheque, Extratos Bancários (Conta Corrente e/ou Poupança), Declaração do Recebimento de Bolsa de Estudos, entre outros rendimentos
Chegado o dia da entrevista, esteja no local com pelo menos 2 horas de antecedência (eles pedem 30 minutos, mas na hora da fila é dificil saber quem tava agendado para hora X:00 e X:30, então chegue, e pegue seu lugar na fila.
PS:., Não leve celular, fone, nadaaaaaaaaaaaaaaa que lembre alguma coisa eletrônica, nada mesmo, se não você vai ter que se virá e deixar isso do lado de fora.
Ismael e eu fizemos nossa entrevista em SP. Estávamos agendados para as 7:30, chegamos as 6:00h. A fila estava enorme e tinha gente de 9:00 na nossa frente ;)
Ai, como diz uma colega minha, é ter paciencia e flia para entrar em fila ;)
Em São Paulo, você deve entregar seu comprovante de agendamento na portaria do local. Em seguida, a turma do "Posso ajudar", pega sua foto, "cola" ela com o comprovante do DS160, a taxa do Citibank  e um papel com um número que futuramente será o número do seu sedex :D
Mas não se engane, até ai, você ainda não entrou no Consulado. Sinta-se "oficialmente" parte disso, quando você passar por uma salinha para detectar metais. Ai sim, se vc sair de lá, seu processo de entrevista começa.
Ao entrar no consulado, você passa por uma "triagem" (rsrsr). A pessoa nem olha na sua cara, pergunta qual é seu tipo de visto, te dá uma senha e fala para você ir na pré entrevista. Na pré entrevista, para mim foi super tranks. A moça simpática apenas pediu meu passaporte, comprovantes e formulários. Em seguida, pediu para esperar minha senha. O Ismael, por sua vez, já passou por um interrogatório "básico" (onde vc vai, porque vai?).
Depois da pré-entrevista, você fica de molho, esperando sua senha aparecer no painel e imaginando "mil coisas" de porque a "Sua senha +1" foi chamada e "Sua senha - 1" também, mas a "Sua Senha", ainda não (rsrsr). Na verdade, não é sequencial e totalmente aleatório (pela lógica deles que eu nem quero entender). Porém, uma hora sua senha aparece no painél. Basta ir lá, tirar suas digitais, pegar seus documentos de volta e encarar a fila da entrevista.
Uma fila enormeeeeeeeeeee diga-se de passagem, mas, stressa não, estamos ali para isso mesmo! Passado um tempo, você chega ao Agente Consular. Nossa, Que medo! Mas "Dont Worry", pelo menos na minha vez, foi tranquilo. A entrevista foi em português e ele me questionou coisas básicas como: onde, porque e quando tempo vai ficar nos USA. Quem vai financiar e me pediu algo que comprovasse quem pagaria minha viagem.
No fim das contas, sempre vale aquele conselho. O lance é não mentir! O Consulado só negará seu visto se você fizer algo muito errado, e não é isso que queremos neh!
Ao fim da entrevista, você escuta um belo de um "Seu visto foi aprovado"....Vai feliz pagar a taxa de 46,00 reais (haja taxa neh) do Sedex e esperar seu passaporte (em um prazo de 7 dias) chegar na sua casa!

Ahhhh, mesmo se os correios entrarem de greve (que foi o meu caso), o passaporte chega!
Visto na mão galera, boa viagem!!!!!